Revisão Preventiva

Em principio, a substituição de uma ou duas peças do carro pode parecer pouca coisa.
Mas, no geral, ela é capaz de proteger todo o sistema do veículo, economiza dinheiro com possíveis quebras e consertos, e – o principal – reduz o risco de acidentes em até 30%, alcançando uma média de 12 mil acidentes fatais a menos no trânsito brasileiro.

Para evitar que seu carro tenha qualquer problema no momento da inspeçãoe corra o risco de cair na “malha fina”, é recomendado fazer uma pré-vistoria. O procedimento pode ser realizado em uma das muitas oficinas especializadas que poderão desempenhar essa função com total seriedade e segurança. Valeverificar itens como:

  • Água;
  • Óleo;
  • Carburador;
  • Velas;
  • Catalisador;
  • Filtro de ar.
Como as principais consequências da falta de manutenção preventiva do carro podem ser graves, a recomendação é nunca deixar de fazer o programa de inspeção ambiental e acompanhar o estado do seu carro.


Freios
A verificação dos freios deverá ser feita a cada 20.000KM, o fluido de freio deverá ser trocado nas revisões programadas ou uma vez a cada 2 anos, o que ocorrer primeiro.

Correia dentada
Caso a correia dentada quebre o motor sofrerá danos graves tanto no cabeçote quanto em outras peças internas. Deve-se verificar o seu estado a cada 40.000KM, se apresenta sinais de ressecamento, desfiação ou fragmentação.
Sua troca deve ser efetuada aos 60.000Km rodados ou conforme manual do veículo.

Parte elétrica
Verificação da bateria, motor de arranque (partida), alternador, lâmpadas de sinalização e todos os fusíveis, também são itens importantes de segurança que são verificados nas revisões preventivas.

Alinhamento e Balanceamento
O rodízio dos pneus deve ser efetuado a cada 5.000km e deve incluir o estepe em sua movimentação. A geometria da suspensão (Convergência, Caster e Cambagem) deve ser feita a cada 10.000 Km. Esta composição de regulagens evita o desgaste desnecessário dos pneus, além de manter o carro estável em movimento.
Já o balanceamento mantém os pneus sem trepidar em velocidades superiores a 60 Km/h aumentando a segurança e conforto ao dirigir o veículo.

Troca do filtro de óleo
O filtro de óleo deverá ser trocado sempre que substituir o óleo, pois você estará misturando o óleo novo que será colocado com cerca de 500 ml de óleo sujo que estará dentro do filtro.

Dicas

Veja o que você pode fazer em casa para ter uma viagem mais segura:

  • A cada 500 quilômetros rodados o motorista deve verificar o nível do óleo do motor, através da vareta de controle. Para isso o carro deve estar em local plano e com o motor quente.
  • O cinto de segurança não pode ficar sobre o pescoço. A parte superior do encosto de cabeça deve ficar na altura dos olhos do ocupante do banco, para que ele ser protegido contra lesões na coluna cervical e no pescoço em uma possível batida.
  • O pisca-alerta deve ser ligado somente quando o veículo estiver parado em condições de emergência
  • Se o carro deslizar sobre água (aquaplanar) o motorista não deve, em hipótese alguma, frear e nem pisar na embreagem. Deve soltar o acelerador e deixar o atrito com a água reduzir a velocidade até que as rodas tenham contato com o piso.
  • As crianças devem ficar sempre no banco traseiro. As com idade de até 4 anos devem ser transportadas em cadeiras especiais, com cintos próprios. Dos quatro aos 10 anos é recomendado transportá-las sobre uma almofada para o cinto não encostar no pescoço. Bebês, mesmo recém-nascidos, não devem viajar no colo da mãe, pois em caso de colisão a criança pode ser usada como amortecedor no impacto com o painel ou banco da frente. O ideal é transportá-las em cadeirinhas fixadas de costas do sentido do carro.
  • O motorista também precisa estar descansado e com a saúde em dia. O cansaço diminui os reflexos e aumenta a chance de acidentes. O motorista não deve beber ou tomar medicamento antes de viajar. É importante, também, usar roupas adequadas às condições climáticas.
  • E, se mesmo assim você ainda não se animou a fazer uma revisão no seu carro, lembre-se que falta de equipamentos de segurança ou péssimo estado de conservação do veículo dão multa. O motorista descuidado pode ficar com menos R$ 161 para gastar na viagem, além de perder cinco pontos na carteira de motorista.

SUBIR