MANUTENÇÃO, HIGIENIZAÇÃO E RECARGA DE GÁS DO AR CONDICIONADO
Dicas simples e eficientes para a utilização e manutenção do ar condicionado de
seu veículo.
- Verifique o filtro do ar condicionado (filtro de pólen, filtro de ar de cabine) periodicamente
- Estando muito quente dentro do veículo, é recomendável abrir todos os vidros e deixar o aparelho ligado na temperatura mais baixa e com o máximo de ventilação por aproximadamente um minuto, antes de sair com os vidros fechados.
- Mesmo durante o inverno e nos períodos em que o aparelho não é muito utilizado, deve-se acioná-lo algumas vezes durante a semana, para evitar danos no compressor e lubrificar o sistema.
- A melhor maneira de prevenir doenças causadas pelos sistemas de ar condicionado
automotivo é a manutenção constante, com a limpeza dos dutos, substituição dos filtros,
higienização e recarga com gás ecológico, se necessário.
SUBIR
EMBREAGEM
Hábitos incorretos ao dirigir que prejudicam a embreagem
- Existem diferentes causas que originam problemas na embreagem, devido, particularmente, a um uso inadequado do motorista. Veja quais os pontos de maior incidência, assim como algumas dicas que ajudarão a melhorar a utilização e a vida útil da embreagem.
- Utilize o pedal da embreagem somente no momento da troca de marcha. Quando o motorista descansa o pé sobre o pedal, provoca um aquecimento excessivo do sistema e um desgaste prematuro dos componentes.
- Nunca segure o veículo numa rampa utilizando a embreagem como freio. Este hábito causa um desgaste excessivo do disco. Nestas situações, utilize sempre o freio do veículo.
- Evite sempre ultrapassar a capacidade de carga especificada pelo fabricante do veículo, porque afetará o funcionamento da embreagem e diminuirá a vida útil da mesma.Evite sempre acionar e desacionar bruscamente a embreagem para aumentar o torque ou alterar a rotação do motor quando se encontrar em uma velocidade compatível.
- Não inicie bruscamente a marcha, evitando arrancadas bruscas.
- Nunca saia com o veículo em segunda marcha.
- Evite reduções bruscas de velocidade, freando ou desacelerando subitamente o motor.
SUBIR
Quando usados com freqüência, os pneus ficam sujeitos ao desgaste natural, causado pelo atrito durante a rodagem na estrada. O tempo de duração de um pneu depende do carro, do tipo de superfície sobre a qual se dirige, do estilo de dirigir de cada motorista e outros fatores de importância semelhante; entre eles, está o tipo de composto usado em cada pneu, por exemplo.
Importante salientar a necessidade da manutenção periódica do veículo, sendo que as melhores propostas sugerem que sejam feitas entre 5 e 10 mil kms, analisando alinhamento de direção, balanceamento de rodas, folgas na suspensão, etc. de modo a garantir a maior vida útil dos pneus.
Pneus para carros: Os Dez Mandamentos da Manutenção Preventiva
- As pressões devem ser verificadas regularmente em pneus frios (incluindo o de reserva). Nunca reduza a pressão do ar enquanto os pneus estiverem quentes, pois é normal que ela cresça além das pressões frias.
- Os pneus devem ser substituídos quando suas superfícies demonstrarem sinais de desgaste, mesmo que o desgaste seja somente parcial (ex.: desgaste irregular).
- Verifique o carro periodicamente e/ou os impactos do desgaste anormal.
- Faça o balanceamento dos pneus periodicamente, ou quando ocorrer vibração.
- Quando ocorrerem impactos ou furos, verifique também a parte interna do pneu.
- Nunca estacione sobre locais com óleo, solvente, etc; eles podem causar danos aos pneus.
- Cumpra o código de velocidade e o índice de carga.
- Os pneus radiais (mesmo os novos) devem sempre ser montados no eixo traseiro; a instalação deve estar sempre correta e completa.
- O estilo e a velocidade de condução do veículo afetam diretamente a vida dos pneus.
- Faça uma verificação geral de condição dos pneus regularmente.
SUBIR